Repertório de Hermínia Silva
Criação de Hermínia Silva no filme O Homem do Ribatejode Henrique Campos. Cinema Politeama, 1946.
No programa da Rádio e Televisão de Portugal «O Resto São Cantigas», o maestro Jaime Mendes contou que o realizador Henrique de Campos quis fazer uma antestreia em Santarém, sua terra natal.
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção*
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção*
Reza-te a sina
Nas linhas traçadas na palma da mão
Que duas vidas
Se encontram cruzadas no teu coração
Sinal de amargura
De dor e tortura, d'esperança perdida
Indício marcado
De amor destroçado na linha da vida
E mais te reza na linha do amor
Que terás de sofrer
O desencanto do leve frescor
Duma outra mulher
Já que a má sorte assim quis
A tua sina te diz
Que até morrer terás de ser
Sempre infeliz
Não podes fugir ao negro fado brutal
Ao teu destino fatal
Que uma má estrela domina
Tu podes mentir às leis do teu coração
Mas ai... quer queiras quer não
Tens de cumprir a tua sina
Cruzando a estrada da linha da vida
Traçada na mão
Tens uma cruz, a afeição mal contida
Que foi uma ilusão
Amor que em segredo
Nasceu quase a medo
P'ra teu sofrimento
E foi essa imagem a grata miragem
Do teu pensamento
E mais ainda te reza o destino
Que tens de amargar
Que a tua estrela de brilho divino
Deixou de brilhar
Estrela que Deus te marcou
Mas que bem pouco brilhou
E cuja luz aos pés da cruz
Já se apagou
No programa da Rádio e Televisão de Portugal «O Resto São Cantigas», o maestro Jaime Mendes contou que o realizador Henrique de Campos quis fazer uma antestreia em Santarém, sua terra natal.
Na altura em que Hermínia Silva acabou de cantar, o público rompeu em aplausos de tal forma que tiveram de parar o filme, rebobinar e repetir o fado.
Foi um dos maiores êxitos de Hermínia e incorporou-se, desde cedo, no repertório de outros fadistas, tanto homens como mulheres, o que não é muito habitual, pois, em princípio, tal só é possível quando o conteúdo das letras é independente do género de quem canta.
Também não foi habitual porque o estilo de Hermínia era muito pessoal e por isso não deixou imitadores, sendo apenas este fado e «Velha Tendinha» os êxitos que dela foram replicados.