-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.280' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Foi Deus

Letra e música de Alberto Janes 
Repertório de Amália 
Este é talvez o trecho mais emblemático deste autor
com letra e música suas reveladoras de extraordinária inspiração. 
Criação de Amália Rodrigues
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção*

Não sei, não sabe ninguém 
Porque canto o fado 
Neste tom magoado 
De dor e de pranto 
E neste tormento, todo sofrimento 
Eu sinto que a alma
Cá dentro se acalma 
Nos versos que canto 

Foi Deus que deu luz aos olhos 
Perfumou as rosas
Deu oiro ao sol e prata ao luar 
Foi Deus que me pôs no peito 
Um rosário de penas 
Que vou desfiando e choro a cantar 

Quem pôs as estrelas no céu
E fez o espaço sem fim
Deu o luto às andorinhas
E deu-me esta voz a mim

Se canto... não sei o que canto 
Misto de ventura
Saudade, ternura 
E talvez amor 
Mas sei que cantando 
Sinto o mesmo quando 
Se tem um desgosto 
E o pranto no rosto 
Nos deixa melhor 

Foi Deus que deu voz ao vento 
Luz ao firmamento
E deu o azul às ondas do mar 
Foi Deus que me pôs no peito 
Um rosário de penas 
Que vou desfiando 
E choro a cantar 

Fez poeta o rouxinol
Pôs no campo a alecrim
Deu o luto às andorinhas
E deu-me esta voz a mim