Canal de JOSÉ FERNANDES CASTRO apadrinhado pelo mestre RODRIGO

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AS LETRAS PUBLICADAS REFEREM A FONTE DE EXTRAÇÃO, OU SEJA: NEM SEMPRE SÃO MENCIONADOS OS LEGÍTIMOS CRIADORES
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ATINGIDO ESTE VALOR // QUE ME FAZ SENTIR HONRADO // CONTINUO, COM AMOR // A SER SERVIDOR DO FADO - - -
POIS MESMO DESAGRADANDO // A TROIANOS MALDIZENTES // OS GREGOS VÃO APOIANDO // E VÃO FICANDO CONTENTES
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Fui ao baile

Amadeu do Vale / Fernando Carvalho 
Versão do repertório de Fernanda Batista
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Criação de Maria José da Guia na revista *Saias curtas*
Teatro Maria Vitória 1953
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Canção
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Vesti a blusa nova estreei o meu xaile 
Para contigo ir ao baile e dançar juntinha a ti 
E até, p'ra tu me achares mais airosa e vistosa 
Pus no cabelo uma rosa e chinelinha no pé 

Mas mal entraste, bem vi que falaste c'oa Rosa Maria 
Aquela que namoraste na Rua da Mouraria 
P'ra não te dar o prazer de mostrar todo o meu azedume 
Tirei o xaile, calei-me, e afastei-me sem um queixume 

Fingi não ver e fui dançar 
Com um rapaz que me andava a fazer um namoro a valer 
P'ra comigo casar 
Julgavas ter com quem brincar 
Mas vê bem como tu te iludiste, quando no baile me viste 
Nos braços dum outro a bailar 

Saí depois do baile era já madrugada 
Mas desta abraçada já a outro e não a ti 
E sei que tu e a Rosa Maria se riram 
Quando na rua assistiram ao abraço que eu lhe dei 

Como é costume, bem vi no azedume do vosso embaraço 
Que os torturava o ciúme, por ir com outro p'lo braço 
E vi depois zangarem-se os dois, porque tu lhe disseste 
Que estavas desiludido e arrependido do que fizeste

A mestria dos letristas do Fado-Canção, associada aos recursos de extraordinários compositores, produziram peças de antologia, como esta. É patente um trabalho conjunto, oposto ao habitual no Fado Tradicional, em que as músicas são independentes da letras, sendo os seus autores distantes no espaço e no tempo, podendo até nem se conhecer nem terem sido contemporâneos. Originalidades métricas e rítmicas como este «Fui ao Baile», impondo extrema criatividade ao compositor, representam também igual exigência de mestria ao intérprete, pois a articulação da letra de forma perceptível, num andamento vivo como o deste fado, não está ao alcance de qualquer um. Maria José da Guia foi uma das nossas maiores fadistas, injustamente esquecida fora dos círculos dos apreciadores.