-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.280' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Não me chamem pelo nome

António Botto / António Chaínho 
Repertório de Alice Maria 

Declamado
Não me chamem pelo nome
Que me deram ao nascer 
Sou como folha caída 
Que não chegou a viver!... 

Se eu sem riquezas nasci 
Cheguei a sonhar com elas 
Na esperança de ser alguém 
Mas bem depressa deixei 
A tortura de quem quer 
Conquistar o que não tem 

Os nervos mortos na terra 
Dos meus planos iludidos 
Mentiram á própria fome 
Por isso nesta indiferença 
Peço apenas e é tão pouco
Não me chamem pelo nome

Sou como folha caída 
Içada por quem passeia 
Alheio à luz e à beleza 
E de todas as venturas 
Só me encontro nos silêncios
Que tem a minha tristeza
 
Perdi-me no sofrimento 
Que nos dão as aparências 
Que julgamos entender 
Da vida não quero nada 
Não me falem no nome 
Que me deram ao nascer 

Sou como flor esquecida 
Nos canteiros da ilusão 
De um jardineiro traidor 
Sou como fonte discreta 
Entre folhagens, cantando 
Tristes cantigas de amor 

E ao fim de tanta vileza 
Já não me posso iludir 
Com as promessas da vida 
Tudo em mim sabe a derrota 
E até da morte duvido
Sou como folha caída 

Sou como a tonta que passa 
No giro do pensamento 
De uma criança a brincar 
E os meus débeis desejos 
Morrem aos ais 
Na lembrança de quem 
Se esqueceu de amar 

Nada no mundo me prende 
Nem a saudade dum beijo 
No momento do prazer
Pobre corpo sem destino 
Renúncia firme de artista 
Que não chegou a viver