-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.280' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Tem pena de mim, tristeza

António Vilar da Costa / Nóbrega e Sousa
Repertório de Alice Maria


Vejo os teus olhos vagabundos 
Na grande nau da lua cheia
Que anda a afundar-se além no rio
Calaram-se as sereias 
Naquele cais vazio

Canta um boémio tresloucado 
Os fados tristes que aprendi
Num velho búzio que me déste
Canções da beira rio 
Que um dia tu esqueceste

Tem pena de mim tristeza
Não me prendas
Nas amarras da saudade 
Desta voz
Não sou mais o timoneiro 
Da barca dos meus sonhos
Que um dia naufragou na voz
Já não quero mais prender-me 
Nas marés
Não vagueio mais, na bruma 
Da incerteza
Já sequei por ti as fontes 
Salgadas dos meus olhos
Tem pena de mim tristeza

Hei-de voltar ao cais de outrora
Erguer de novo ao sol doirado
As velas brancas do meu sonho
Meu rumo está mudado
Meu fado é mais risonho

Entre a alegria das gaivotas 
Hei-de enterrar saudades minhas
Depois cantar no cais á espera 
Das novas andorinhas
Da minha primavera