-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.280' LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

O cantar da minha gente

João Dias / Martinho d’Assunção
Repertório de Rodrigo


Quis o gesto mais exato
Que eu fosse o vivo retrato
Do cantar da minha gente
Voz de rede, voz de arado
Quis prendê-las no meu fado
Para as cantar totalmente

Pedi aves mais libertas
Pedi janelas abertas
Nos olhos de tudo ver
Quis nos meus cinco sentidos
Sonhos grandes, coloridos
Como a festa de nascer

Pedi mãos firmes e nuas
A semear sóis e luas
A inventar mundo novo
Pedi uma voz ao mar
E ao vento para espalhar
Meu canto vivo de povo

Voz de rede, voz de arado
Quis prendê-las no meu fado 
Para as cantar totalmente
Quis força de sangue antigo
Deste povo em que me digo 
Ao cantar a minha gente