-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* 7.260 LETRAS <> 3.120.500 VISITAS * MARÇO 2024 *

. . .

Fado do Minho

Ary dos Santos / Mário Moniz Pereira
Repertório de Carlos do Carmo

Ai Minho verde
Ai minha água, ai alto Minho
Minho da minha mágoa no caminho
Ai Minho sede 
Que és o meu pão e és o meu vinho
Ai flor de Portugal com pés de linho

Minho bordado com linha pura 
A ponto aberto da ansiedade
Minho lavado p’la amargura 
Que já deixou de ter saudade

Ai Minho festa do rosmaninho e da giesta
Ai onde Portugal teve o seu ninho

Vira a tristeza em riso aberto
Vira a saudade em poesia
E vira o nome dessa linda romaria
Quando o regresso estiver certo
Minha Senhora da Agonia
Hás-de virar Nossa Senhora da Alegria

Minho dobrado c
omo um salgueiro
Minho magoado
Ai minha voz de Bernardim Primeiro
Ai Minho Lima que és a vindima 
Dum povo inteiro
Ai Minho dos meus olhos, meu ribeiro

Minho emigrado
Minho distante mas sempre pai de cada filho
Arroz molhado, n
unca bastante
Caldinho verde, broa de milho

Minho grilhão, Minho arrecada bendito pão
De quem pôde voltar é terra amada