Repertório de Fernanda Maria
Editado no livro *Poetas do Fado-Tradicional* com o título
*Foste meu*
Ao fim de tantos anos de ser tua
Amaste outra, casaste, foste ingrato
Vi-te passar com ela à minha rua
Abracei-me a chorar ao teu retrato
Podia insultar-te quando te vi
Ferida neste amor supremo e farto
Mas vinguei-me a chorar, chorei por ti
Por entre as persianas do meu quarto
Eu bem sei que me tentas convencer
Mas o que me propões, não é bastante
Se não servi, p'ra ser tua mulher
Também não devo ser a tua amante
Casaste, sê feliz, Deus te proteja
Não te desejo mal, e tanto assim
Que não tenho ciúme nem inveja
Como a tua mulher teve de mim
Mas olha meu amor, eu não me importa
Antes que fosses dela, eu já fui tua
Podes sempre bater à minha porta
Mas não passes com ela à minha rua
-
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Tradicional*
Um dos exercícios mais difíceis que se pode pedir a um letrista
Ao fim de tantos anos de ser tua
Amaste outra, casaste, foste ingrato
Vi-te passar com ela à minha rua
Abracei-me a chorar ao teu retrato
Podia insultar-te quando te vi
Ferida neste amor supremo e farto
Mas vinguei-me a chorar, chorei por ti
Por entre as persianas do meu quarto
Eu bem sei que me tentas convencer
Mas o que me propões, não é bastante
Se não servi, p'ra ser tua mulher
Também não devo ser a tua amante
Casaste, sê feliz, Deus te proteja
Não te desejo mal, e tanto assim
Que não tenho ciúme nem inveja
Como a tua mulher teve de mim
Mas olha meu amor, eu não me importa
Antes que fosses dela, eu já fui tua
Podes sempre bater à minha porta
Mas não passes com ela à minha rua
-
Informação de Francisco Mendes e Daniel Gouveia
Livro *Poetas Populares do Fado-Tradicional*
Um dos exercícios mais difíceis que se pode pedir a um letrista
sendo homem de corpo e espírito, é fazer fados para mulher, visto
ter de se «travestir» mentalmente.
E quando esses fados se
destacam pela qualidade, aí o temos o letrista a receber pedidos
por parte das fadistas mais em voga, no louvável desejo de terem
o seu próprio repertório.
Algumas dessas fadistas devem parte da sua carreira aos êxitos
que Carlos Conde pôs nas suas bocas, com a mesma intensidade
de sentimentos, o mesmo poder evocativo, o mesmo imprescindível
sabor a Fado.
Para tanto, é necessário, além de muito hábil versejador, ser-se um
sagaz conhecedor da psicologia feminina.
Repare-se que o contraste
recurso elevado a tipo de Fado, está sempre presente, com o
efeito de surpresa, quase teatral, associado.
O exemplo que se segue *Foste Meu* mais conhecido posteriormente
por *Não Passes Com Ela à Minha Rua* foi escrito para o repertório
de Maria da Saudade, em 1941.
Mais tarde, no entanto, outras vozes de gabarito o adotaram.