-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

* 7.140 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS * FEVEREIRO 2024

. . .

Sé velhinha

Américo Costa / Isidro Batista
Repertório de João Correia 
Este tema foi também gravado com o título "Passo à Sé"

Passo à Sé já de noitinha 
Vou encostar-me ao pelouro
Tranquila em sonho ledo
Vejo a Ribeira rainha 
Enamorar-se do do Douro
Dando ciúme a Barredo

E a Maria Manuela 
Com o seu xaile traçado
À modinha afadistada
No chão se ajoelha e reza 
E pôs-se a cantar o fado
Até alta madrugada

Eu quero viver sempre na Sé
Porque tu, Sé
És o meu torrão amado 
Tu, Sé velhinha
És o meu berço sagrado
E do Porto és a rainha
E és rainha do fado

Vejo o Chico de samarra 
E calça à boca de sino
Isto, às três da madrugada
Leva consigo a guitarra 
E já ébrio, quase sem tino
Cambaleia na calçada

Eu vejo o Fá e a amante 
Em sincera comunhão
Embora dois plebeus
Eu vejo a lua distante 
A cair  na imensidão
E à Sé dizendo adeus